sábado, 4 de fevereiro de 2012

Boutonniere / Lapela

Boutonniere: a palavra que tem origem francesa, simboliza uma composição floral usada pelos homens e formada por uma única flor com algumas folhagens. O arranjo, que era mais usado por noivos europeus e não era muito conhecido no Brasil, chega agora com força total, conquistando noivos, padrinhos e os pais dos noivos.
Aqui no Brasil a grande maioria chama de Lapela. A lapela não é usada só pelo noivo, mas também os padrinhos e há noivas que colocam inclusive nos pajens.
Sei que a grande maioria das noivinhas que acompanham casamentos, já viram que há uma predominância de cravos brancos na boutonniere, mas hoje há muitos noivos e noivas inovando, colocando arranjos lindos, broches e alguns fazem questão de combinar com o bouquet da noiva. Eu ainda não decidi como vou fazer, estou pesquisando e aceitando sugestão. 
 Antes de mostrar algumas fotos, vamos as dicas:
1) Sempre é colocada do lado esquerdo do traje do noivo, independente da roupa que o noivo estiver utilizando ( meio fraque, fraque ou terno). Posicione-a um pouco abaixo do ombro.

2) Quando a roupa do noiva é semelhante a dos padrinhos (Ex: todos estão de fraque), é interessante que a lapela do noivo se diferencie das demais de alguma maneira (tipo de flor, cor, arranjo diferente).  Para o noivo se destacar dos demais. 

3) A lapela pode combinar com o bouquet da noiva. A combinação pode ser utilizando o mesmo tipo de flor, ou de cor do bouquet e ainda pode combinar também o estilo. 

4) Quando o noivo não quer usar a lapela, e aí? Pode-se usar  um lenço no bolso do paletó, mas nunca deve-se usar o lenço e a lapela juntos (muita informação, né noivinhas) !

5) Cuidado com os cumprimentos, principalmente antes da cerimônia. Muitas vezes o noivo chega e fica conversando com os convidados, e alguns o cumprimentam com aquele abraço. Aí se vai ou amassa toda a lapela, a florzinha acaba ficando amassada ou murcha e o noivo fica com aquele aspecto meio desleixado. 













12 comentários:

Flávia disse...

Eu gosto da lapela, acho bem charmosa, mas ainda nem conversei com o noivo a respeito... vamos ver o que será! rs... Bjinhus

Iara disse...

nossa, taí um assunto que nunca tinha pensado. Sei que tá incluso no contrato da decoração da igreja, mas nunca pensei em como seria...
boas inspirações
bj

Unknown disse...

KKK,o Rodrigo cismou que não irá usar pois ele disse que é muito esquisito, já expliquei para ele mil vezes o por que da lapela mais insiste em dizer que não tem necessidade!!!!Homem chato!!!!Mais ainda venço esta guerra!!
BEIJOS!!

Elaine disse...

Adorei as ideias... inspirações mil.
Beijoss

** Marii ** disse...

Óootimas dicas!
Bjoks!

** Marii **
http://taosonhadocasorio.blogspot.com/

Bride Blessed disse...

NOssa, ameiiiiiii de paixão essa da medalinha com a foto do casamento dos pais. Linda, lindo de viver. Já vou salvar a imagem no meu PC. Beijoss, Parabéns
http://sonhodecasamentobsb.blogspot.com

Larissa Mota Viana disse...

Nossaaa essas lapelas estão liindas!!!
Adorei as opções!! Vou passar para a Patrícia da Primavera fazer alguns orçamentos...rsrs
Bom sobre o desenho do Save the Date foi eu e o noivo que desenhamos simmm....os do noivo nem tinham carinha fico bem engraçado!!

Brigadinha pelo elogio!!!

Bjinhos

disse...

Adoro lapela e acho que ficam um charme! Qd casamos, o marido usou uma medalha de honra de quando era soldado da ONU, ficou muito linda, principalmente pelo significado super especial!
Beijos

MaNu HeLeNa disse...

Adorei saber antes não queria , mas agora quero , de todo jeito !!
bjus

Naity disse...

Nuss! Achei que lapela fosse tudo igual! Tem tantos detalhes!! =)

Anônimo disse...

Não sei se o noivo vai usar!! tenho q ver

amei o ultimo da foto!! lindoo

bju

http://respireecase.blogspot.com/

Li Arruda disse...

Gosto de lapelas discretas e clarinhas. Não gostei do último, mas amei o seu blog.

Já estou seguindo.
Bjs

www.agorasimcasada.com

Ps. Se tiver interesse em fazer parte do "Casamento de blogs de casamento" é só entrar em contato. Veja no meu blog em "parcerias".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Passaram por aqui

Contando